O que é FGC ?

       O FGC (fundo garantidor de crédito) é uma associação formada pelos bancos e instituições que atuam no sistema financeiro brasileiro. Ele é responsável por administrar o mecanismo de proteção aos clientes em caso de falência dos bancos, a adesão ao fundo é obrigatória de acordo com o banco central.

      FGC  é uma entidade privada e cada um dos bancos que pacífica contribui com um percentual de pólo de forma a constituir um fundo, que seja uma reserva para ressarcir o cliente em caso de falência de um ou mais bancos, além de proteger  o  cidadão é   uma forma dos bancos compartilharem entre si  as perdas geradas. Em caso de falência dos bancos, as aplicações cobertas pelo desvio pelas regras atuais não temos garantias para depósitos em conta corrente poupança cdb as letras de crédito e alguns produtos menos conhecidos com as compromissadas as letras de câmbio hipotecário e imobiliário.

    O FGC  além de estabelecer quais tipos de aplicação serão garantidas também determina o valor Máximo ressarcido a cada cliente em caso de falência do banco, o limite garantido pelo FGC de 250 mil por cpf urbano. Ou seja, em caso de falência o cliente sem recurso aplicado determinado banco tem direito de ser ressarcido até 250 mil reais para os valores em conta corrente e das mais aplicações que nós mencionamos anteriormente. Um exemplo para explicar como funciona essa cobertura do FGC na prática. O investidor  aplica  250 mil reais no banco e o banco quebra.

    O investidor será ressarcido pelo FGC de 250 mil reais então ele receberá o valor total tinha aplicado no banco. O mesmo investidor aplica 500 mil reais no banco e este quebra, ele vai receber apenas 250 mil reais, pois é o limite máximo garantido pelo FGC.

     Isso vai representar apenas metade do valor total investido por ele. Se o investidor dividir 500 mil reais em duas aplicações 250 mil reais,  Se o banco A quebrar, o investidor  irá receber 250 mil, essa forma de aplicar em mais de um banco permitiu o poupador aumentar a garantia total do FGC.

     Funciona como importante mecanismo de proteção aos investidores ,justamente porque dá a eles mais confiança para investir seus recursos e evitar perda repentina.Como já aconteceu no caso de falência de bancos no passado, quem lembra do banco nacional e do Bamerindus ,  é possível aumentar a cobertura do FGC  e com isso reduzir o risco dos investimentos ,afinal de contas , a probabilidade de um único banco quebrar é bem maior do que varios quebrarem ao mesmo tempo. Apesar da garantia abrangente do FGC quanto aos  tipos de aplicação dos valores que são garantidos. É  importante ressaltar que ele funciona como uma espécie de estímulo, que a gente tem mas torce para não usar.

     O FGC ele dá uma garantia de tranqüilidade ao investidor, importância de investir com confiança, buscando conhecer melhor o banco por trás de alguns produtos como CDBs,LCI,LCA entre outros investimentos não usar somente o critério da rentabilidade, buscar investimentos protegidos pelo FGC.