O que é inflação ?

    A inflação é o aumento generalizado e constante dos preços dos produtos e serviços na sociedade, em um determinado período. No Brasil o órgão responsável pelos dados é o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

    Alguns acadêmicos acreditam que a inflação é a expansão da oferta monetária, ou seja, quando o governo emitir mais dinheiro ou facilita o crédito. Nessa definição, o governo tem de fato maior impacto sobre a inflação, pois é ele que emite papel moeda fazendo com que o dinheiro circule na economia. É também é responsável pela taxa SELIC, ele acaba sendo responsável inflação.

        Um determinado insumo de uma empresa fica mais caro, Para que a empresa não tenha prejuízo, ela repassa esse aumento para o consumidor  final vai ter os preços elevados e para consumir inevitavelmente terá que pagar mais caro.

      O governo que está fazendo isso,  ele pode aumentar os  impostos. O  crédito é facilitado tem muito dinheiro na economia,  muitas pessoas querem comprar vários produtos. Com o aumento da demanda começa a ficar muito caro eles fazem aumentar os  lucros.

    Quando a injeção do 13º na economia há aumento muito grande do endividamento da população brasileira, quando isso acontece a grande maioria faz mais dívidas e fica mais endividado. Isso mostra quanto mais crédito ou dinheiro ficou na economia, mais movimenta o consumo desenfreado e faz com que você ao final paga o pato e ainda pode ter a inflação psicológica.

       A inflação psicológica ocorre quando um determinado produto começa a faltar ou falte, com isso várias empresas começam a aumentar o preço previamente sabendo que isto vai acontecer. O IBGE para calcular a inflação realiza uma média, colocando a importância de produtos essenciais para um cidadão comum pode ser que geralmente os produtos que você consegue ter um aumento muito maior do que a inflação divulgada pelo governo.

   Mas pode ser que o produto que você utiliza na sua vida não esteja sendo levado em consideração no cálculo da inflação, pois não é comum a todos os brasileiros.

          Então sabe que essa medida tenta pegar um aspecto global e não o relativo ela tirou a sua vida ao seu cotidiano a gente sabe que muitas vezes a nossa inflação é muito maior do que a inflação divulgado o governo.  Vamos entender o principal a inflação foi de 10% e você é assalariado recebes mil reais. Por exemplo: se o seu salário não fosse o ajustado, você vai perder poder de compra, ou seja, em breve você não vai conseguir comprar o que você compra antes.

     Para que você não perca poder de compra para a inflação, você deveria receber um aumento de r$100, e portanto no próximo ano deverá ganhar R$1100 ou para ganhar um aumento real acima da inflação eu teria que dar acima de 100 reais então você vê de fato que não é isso acontecem principalmente com os assalariados .