O que é PIB ?

    O PIB (produto interno bruto) é a métrica que mensura o nível de atividade econômica de um país ou de uma região em determinado tempo, ou seja, ele representa tudo o que o país produz em um determinado período.

        Para produção de um determinado produto, são utilizados outros materiais, que são considerados bens intermediários. Uma determinada empresa vende o produto final A (produto final), e B(Insumos/bens intermediários) é o que a empresa precisa para produzir o produto final.   

         Vamos supor que o preço dos bens intermediários para produzir o produto final seja de R$500,00 Reais e no final essa empresa consiga 2000 Reais com a venda do produto, o PIB da empresa é de R$2000 Reais. Caso a empresa no ano anterior o PIB da empresa foi 1500, esse ano com a otimização de processos, produzindo mais produtos em um período menor,ela teve aumento no seu PIB. Caso a empresa ficasse ociosa e não produzindo o suficiente, ela ficaria mais pobre e com menos recursos o PIB seria negativo.

        Essa analogia utilizada foi apenas para exemplificar como se calcula o PIB , para se calcular o PIB de um país não é tão simples assim. Pois cada país possui suas particularidades. O PIB mede apenas os bens e serviços finais, ou seja, mede o preço chega ao consumidor incluindo os impostos.

       O PIB é um indicador que mensura o fluxo de novos bens e serviços produzidos durante um período, geralmente a comparação é anualizada, se compara o ano anterior e é feita projeção para o próximo ano.