O que é Reserva de Emergência ?

 

     O assunto reserva de emergência é importantíssimo para quem quer crescer na área financeira. Existe uma coisa certa em nossas vidas, imprevistos acontecem e devemos esta preparados .

       Você ficou doente ou alguém da sua família teve aquela despesa com medicamento, um familiar veio a falecer, um familiar próximo ficou doente e você precisa viajar para ajudar, ou você teve um problema com seu carro, esses imprevisto eles são presentes e previsíveis em nossas vidas regularmente. E se você não tem uma reserva, você terá que utilizar o cheque especial ou até que parcelar a fatura do seu cartão de crédito e vai ter que pagar juros para o banco.

       Com a reserva de emergência quando o imprevisto acontece você paga à vista, paga mais barato e não compromete o seu orçamento mensal. Agora como que você vai formar a sua reserva ? Não gastando tudo que você recebe ,você separa 20 % para formar a sua reserva para os imprevistos, ele é tão importante quanto o pagamento das principais contas do seu orçamento, seja aluguel da casa, conta da despesa do supermercado, conta do gás,internet isso não importa, fazer a reserva tem que está no topo do seu orçamento.
Separar uma parte e destinar para formar essa reserva, e depois que você formar a reserva você vai pensar em investimentos de médio prazo e longo prazo,Para realizar os seus sonhos.

     Para que você siga crescendo, Caso você seja CLT é recomendável que você fazer uma reserva de 6 meses do seu salário, caso seja empreendedor essa reserva deve ser de 12 meses.

       Essa reserva você deve guardar em um investimento que possua liquidez, pois caso aconteça o imprevisto, você deve ter fácil acesso a esse investimento. É recomendável que você deixe no tesouro selic, que tem as vantagens que têm a caderneta de poupança mais rende mais mesmo pagando imposto de renda. Ou Investir em um CDB de bancos que paguem no mínimo 100% do CDI, pois os grandes bancos geralmente pagam de 90% pra baixo do CDI.

    Eu tenho certeza absoluta no que estou dizendo, quando você começar esta prática, quando perceber o benefício que a reserva trouxe, você vai se motivar a crescer ter condições de planejar suas metas de médio e longo prazo .

    Colocando  essas dicas em prática eu tenho certeza absoluta que você vai colher grandes frutos.