O que é Renda Fixa ?

     A renda fixa são títulos que pagam em um período definido certa remuneração, que pode ser  determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate.

Título de renda fixa é como um empréstimo, quando você compra um título de renda fixa você está emprestando dinheiro ao emissor do papel ,que pode ser um banco, uma empresa ou até mesmo o governo em  troca, você vai receber uma remuneração por um determinado prazo na forma de juros e ou correção monetária ,e podendo receber ainda parcelas chamadas amortização .

Quem ganha com isso não é só o investidor, os emissores que  são os  bancos, empresas e  o governo se beneficiam com a captação de  recursos  para  financiar os seus projetos ou negócios, gerando mais oportunidades para o nosso país. a rentabilidade da renda fixa vai ser sempre o valor da aplicação mais juros pelo período em que o dinheiro foi investido.

Resumindo é uma aplicação na qual o investidor compra     títulos de bancos, empresas ou do governo e recebe uma rentabilidade que pode ser determinada já no momento da aplicação.

Esses títulos são classificados  em dois tipos os pré-fixados ou pós-fixados. Prefixados são aqueles títulos em que você já sabe no momento da contratação daquele título, qual é a rentabilidade que você vai obter caso você mantém aquele título até a data de vencimento.

Pós-fixados  são aqueles que funcionam de forma diferente, pois quando você investe no pós fixado  você saberá o quanto irá receber somente no final da aplicação, isso acontece porque o rendimento é determinado pela variação de um certo índice, mais uma taxa de juros determinada no início.

No pós fixado a  remuneração vai da associada às características do mercado ,e que vai  depender de diversos fatores econômicos totalmente imprevisível. Pode ser  atrelado ao boom econômico como o índice de preço como a taxa de juro básico da economia . Apesar dessa classificação de prefixada e pós-fixada a grande maioria dos investimentos em renda fixa disponíveis, podem ser tanto pré fixados como pós-fixados, sendo essa uma característica determinada pelo emissor que  pode ser um banco, empresa ou  governo.

Na hora de ele emitir esse título, ele que vai determinar se aquele título vai ser prefixado ou  pós fixado ,é uma livre escolha do emissor na hora de emitir esse título. A renda fixa é mais indicada para investidores conservadores que não querem correr riscos, e preferem ter uma noção de quanto vão  receber . Se você  se sente confortável em  ter um certo controle sobre a rentabilidade dos investimentos à renda fixa é uma ótima opção para você.

Já que você tem esse perfil um pouco mais conservador,  os  títulos de renda fixa podem ser obtidos por entidades públicas e privadas ,essa entidade que emitem esses títulos.  Emitem o documento onde ela se compromete a devolver o dinheiro pago, acrescido de juros em uma data pré estabelecida.

Com a intenção de aumentar a atratividade desses títulos é muito comum que essas instituições que emitem esses títulos ofereçam liquidez dos títulos ofertados, ou seja, elas permitem que o valor investido seja resgatado antes da data que foi combinada sob algumas condições, e possivelmente com uma rentabilidade menor que é negociada no momento da aquisição .

As condições desse resgate vão ser combinados com o investidor e vão sempre variar  de instituição para instituição,  outra coisa esse resgate antes da data não é obrigatório. Já  a instituição que vai definir se ela vai dar essa possibilidade para  você ,ou se ela não vai dar essa possibilidade para  você  cumprir o contrato e resgatar esse título.

A corretora é obrigada a registrar suas operações em seu nome, seja você pessoa física ou jurídica junto a cetip,  agregando assim muito mais segurança e muito mais transparência ao processo.

Quando  você investir seja em  corretora ou banco, o emissor daquele seu título venha a falir, se aquele título estiver registado no seu CPF ou CNPJ  você tem  a  garantia de  recuperar até 250 mil ,ou seja, se a instituição falir  você recupera seu dinheiro investimento até o limite garantido.

Antes de investir em renda fixa verifique a saúde financeira da empresa, para que você não dor de cabeça para resolver no FGC.