O que é Renda Variável ?

      Quando você investe na renda fixa, você sabe como ela vai render ao longo do tempo. Pode ser que seja uma taxa pré-fixada, 09% ao ano por exemplo, ou a rentabilidade acompanha um índice, como O CDI.

     Já na renda variável, você não sabe como o seu investimento irá render ao longo do tempo, a rentabilidade dele vai sofrer influência de diversos fatores, como por exemplo: cotação do dólar, taxa de juros, momento econômico do país. É impossível saber qual será a rentabilidade de um investimento em renda variável em um período de tempo.

    Pode ser que valorize 5% em uma semana ou desvalorize 80% em um mês. É por isso que renda variável varia para cima e para baixo. E é exatamente por esse o motivo que o investimento em renda variável é mais arriscado do que o investimento em renda fixa.

  Você não vai ter garantia nenhum de que o dinheiro que irá retornar daqui um tempo será maior do que aquilo que você investiu. Pode ser que você tenha até prejuízo.

     Como em todo o tipo de investimento, quanto maior o retorno, maior o risco. Não faria sentido alguém investir em uma ação se só houvesse riscos e o retorno for baixo. É mais fácil colocar o dinheiro lá na renda fixa e receber ele com juros no final. Acontece que historicamente as ações tende  a superar a rentabilidade da renda fixa no longo prazo.

      Não quer dizer que isso é um certeza, mas existem diversos estudos provando isso.  Os retornos de boas ações no longo prazo superam em muitas vezes os da renda fixa. A melhor forma de diluir esse risco é diversificar. Você não precisa investir todo o seu dinheiro em uma ação só.

    Existem muitas empresas na bolsa, muitas delas que apresentam lucro consistentes a muitos anos, então você pode espalhar o seu dinheiro entre elas. Não é errado ter ações de 10 ou mais empresas na sua carteira. Você também pode dividir seus  investimento entre a renda fixa e a renda variável.

     Não quer arriscar muito? Então uma boa divisão é 30% em renda variável e 70% em renda fixa. Não gosta da rentabilidade da  renda fixa? Coloca 70% em renda variável e o resto em renda fixa. Eu vou falar mais de diversificação em um vídeo que vou lançar nas próximas semanas, então fica ligado pra não perder. Quando você investe em ações você se torna sócio de um pedacinho da empresa que emitiu a ação.

     Cada acionista vai ter direito a uma ação da empresa. Em troca do dinheiro da venda das ações da empresa vai dar uma parte dos lucros, esses lucros que são divididos de DIVIDENDOS, Cada vez que você recebe dividendos de uma ação, você está recebendo parte do lucro que a empresa obteve.

    Como em qualquer negócio, os sócios querem que a empresa  se expandam, pois assim  vai ter  mais lucros e vai dividir esses lucros com os acionistas. Não somente isso, mas quando você comprou uma parte da sociedade da empresa, depois que você passou a ser sócio ela se tornou um grande negócio com várias filiais. Sua parte na sociedade na empresa  valorizou, ou seja a cotação da sua ação aumentou. Este tipo de estratégia em que você compra ações de uma empresa para se tornar sócio dela para longo prazo nós chamamos de BUY and HOLD.

    Quando se investe com esse objetivo nós analisamos a empresa através da analise fundamentalista, onde analisamos alguns dados com relação aos seus lucros, dívidas, geração de caixa entre outros dados. É importante você  saber que quando investe em ações deve investir para o longo prazo. No curto prazo tudo pode acontecer, a cotação pode despencar de um dia pro outro, o dólar pode explodir, um escândalo de o governo acontecer. Normalmente nestas situações as cotações das empresas caem, mas isso não significa que a empresa deixou de ser um bom negocio, Os fundamentos dela ainda permanecem iguais.

    Se você investe um dinheiro na bolsa, e pretende usar no curto prazo, não há garantia nenhuma que você vai ter lucro. Porém é importante saber que a cotação de boas empresas tende a aumentar com o longo prazo.

        Existem também os fundos de renda variável, o  que eles fazem é pegar o seu dinheiro e investir em ativos de renda variável (como ações, títulos de subscrição, cotas de outros fundo.   Em troca disso você vai pagar a esse fundo algumas taxas. Taxa de administração, taxa de performance, taxa de entrada, taxa de saída são algumas delas. É importante você conhecer bem o   fundo. Tem fundos que investe em índices, outros focam em dividendos, empresas pequena,  Isso tudo você pode encontrar no prospecto do fundo.

     O fundo também pode perder dinheiro. Você pode perder dinheiro investindo em fundos também e é  indicado investir em fundos para o longo prazo.