O que é 1 CDB ?

     O CDB (certificado de depósito bancário) certifica que teve um depósito naquele banco, ele é um titulo de renda fixa, como é um título de renda fixa, ele tem prazo e taxa pré fixada ou pós fixada.

          O CDB pode ser emitido por qualquer banco, pode ser banco de investimento, banco comercial ou banco múltiplo. O CDB é emitido pelo banco que quer captar dinheiro, pega dinheiro emprestado dos investidores e empresta para seus clientes. Quando o investidor coloca o dinheiro num CDB ele pode sacar qualquer dia ou não, Tudo depende de como foi acordado com a instituição que emitiu o CDB. Pode ser CDB com liquidez diária, podendo sacar a qualquer momento ou CDB com retirada somente no vencimento do título.

      Os CDBS são protegidos pelo FGC (fundo garantidor de crédito) o FGC garante até 250 mil reais por cpf e por instituição, limitado a um milhão de reais, ou seja, se eu investidor tiver um milhão de reais em quatro CDBs em diferentes instituições financeiras , 250 mil em cada banco, essa pessoa estará 100% coberto.

     Todo investimento em renda fixa tem tabela de imposto de renda que deve ser respeitada. Quando você for investir em renda fixa, se atente ao prazo do vencimento, pois quanto mais tempo você deixar investido, menos imposto você irá pagar. A tabela de imposto de renda é regressiva e varia entre 22,5 a 15% sobre o rendimento do titulo. Se você investir entre 0 e 180 dias incidirá a alíquota de 22,5 de imposto sobre o investimento. Entre 181 a 360 dias alíquota será de 20% , entre 361 e 720 dias 17,5% e acima 721 dias 15%.

    CDBS com liquidez diária são recomendados para reserva de emergência, CDBS com prazos maiores são recomendados para projetos de médio prazo.