O que é LCA ?

     A LCA (letra de crédito do agronegócio) é um investimento de renda  fixa, focado em perfil de investidor conservador. Esse investimento  via de regra serve  para financiar o crédito para os produtores rurais e agronegócios.

       Vamos imaginar que o agricultor x, esta plantando arroz em sua fazenda em algum lugar do Brasil. O agricultor vai até o banco em que você investiu seu dinheiro, ele irá pedir dinheiro emprestado  para arcar com custos do  seu plantio, e irá pagar quando ele realizar sua colheita.

        O banco irá usar esse dinheiro, que investidor aplicou em LCA, o banco quando empresta dinheiro fomenta a atividade do agronegócio. A garantia que o banco tem quando empresta  dinheiro para o agricultor pode ser, a propriedade que ele mora ou sitio onde ele cultiva seu negócio ou até mesmo a safra que ele pediu empréstimo para cultivar.

   O LCA é bem parecido com LCI, para saber mais sobre o LCI acesse aqui. O LCA é isento de imposto de renda, segue a mesma alíquota de impostos e também possui garantia do FGC.

     O FGC garante até R$ 250.000,00 mil reais, caso o banco que você tenha investido, venha a falir.