O que é Letra de câmbio ?

 

   A LC (Letra de Câmbio) são títulos de renda fixa, no CDB você empresta dinheiro para um banco em troca de uma remuneração futura. Já as letras de câmbio, você vai emprestar dinheiro para uma financeira também em troca do recebimento de juros.

      É importante destaca alguns pontos sobre esse tipo de investimento. O  principal risco das letras de câmbio é o risco de crédito, ou seja, se a  financeira quebrar, você não receber o seu dinheiro.

Porém as letras de câmbio são cobertas pelo FGC o fundo garantidor de crédito que cobre até 250 mil reais por CPF e por instituição bancária. As letras de câmbio podem ser prefixadas, pós fixadas ou híbridas e a rentabilidade é diária.

As letras de câmbio sofrem incidência do imposto de renda lembrando que o imposto de renda que incide sobre o rendimento. Ele segue a tabela regressiva do IR . Aquela tabelinha que começa de zero a 180 dias,Você pagará uma alíquota de 22 e meio por cento sobre o rendimento.  De 181 a 360 dias 20% e 361 a 720 dias 17 e meio por cento. E acima de 720 dias a alíquota mínima de 15%;