O que são ações ON e PN ?

    As ações com final 3 são chamadas de ação ordinária, é  uma ação que  te dá direito  a  votar  em assembleias realizadas pela empresa . As ações com final 4 é uma ação preferencial, ou seja, tem  preferência no recebimento dos  dividendos. Isso pode variar de empresa para empresa. Na verdade tem que ter um estatuto regulando essa questão.

    Normalmente as ações preferenciais recebem mais dividendos do que as ações ordinárias.  Algumas empresas colocam final 5 e 6, mas via de regra ordinária tem final 3 e preferencial tem final 4. Algumas empresas usam o final  11  ,ações que são as chamadas de Units, Essas units são um pacote de ações, onde ela pode ter algumas ações preferenciais e ordinárias e coloca-se final 11.

     Normalmente ações  preferenciais  costumam ter mais liquidez do que ordinária, mas também toda regra   há exceções.  O ideal é ter ações com liquidez aquelas tem mais fácil.

     Tag along é um mecanismo de proteção do acionista minoritário se garante a chance do acionista, o direito de vender  suas  ações pelo mesmo preço que o controlador da empresa, também no caso da mudança de controle da companhia.  Por lei garantindo o direito de no mínimo 80% de tag along, ou seja, você vai comprar a ação do controlador por 100 reais, você vai ganhar no mínimo oitenta reais na sua ação. Então você tem direito no mínimo 80% agora.

    Várias empresas  estendem esse direito nas ações ordinárias para  100 %, mas por lei esses direitos não passam pra ação preferencial.   Não são todas as empresas que têm ações preferenciais, porque é um novo segmento no mercado ,O  novo mercado  envolve as empresas que têm os índices mais altos de governança corporativa e para fazer parte do novo mercado as empresas só podem ter ações ordinárias.