O que é fundo imobiliário ?

    Fundo imobiliário é uma forma extremamente inteligente para o investidor, que têm mais conhecimento de se expor. Existem  duas formas de se expor ao mercado imobiliário.

    A primeira delas é você comprando um imóvel igual você já conhece e a maioria das pessoas que você conhece já fizeram pelo menos alguma vez.  Você escolhe o imóvel que você acha que faz sentido o imóvel que você acha que está em uma região teoricamente boa e você compra um imóvel.

  Quando você faz isso, parece que não, mas você tem muita complexidade envolvida porque primeiro você precisa pagar um corretor que recebe até 6% do valor do seu imóvel. Um imóvel de um milhão de reais estamos  falando de 60 mil reais, além disso, você precisa se preocupar com toda a burocracia com contratos de compra e venda com registros .

   Você precisa se preocupar com mão de obra, se preocupar com benfeitorias no imóvel, você precisa se preocupar com tudo.

   Existe uma forma muito mais simples de você fazer isso que através do fundo imobiliário, o fundo imobiliário nada mais é do que você se juntar com vários outros investidores que têm interesses em comum. Ao invés de você comprar um imóvel de um milhão de reais, por exemplo, você se junta com vários outros investidores e juntos vocês compram um imóvel, mas um prédio um conjunto de prédios.

    Geralmente estamos falando de  bilhões  de reais  de uma coisa muito grande. Por ser um  investimento muito alto, você compra cotas, ao invés de você está exposto a um único imóvel você dilui o seu risco você é diminui o seu risco você diminui a oscilação é o   receio de acontecer qualquer problema.Você não se preocupa mais tanto com isso,pois  você não  tem apenas um imóvel. Imagine você, se não tiver alguém alugando o seu imóvel. Você vai ter um prejuízo, quando você tem 100 mil inquilinos você já não tem tanto essa preocupação .

   Os fundos imobiliários é uma forma mais inteligente de você fazer isso, ele é um investimento muito diferente de comprar um imóvel físico.  Se você investir em um fundo mobiliário, você recebe assim como comprando um imóvel para aluguel , só que no caso do fundo imobiliário  recebemos rendimentos. Esses rendimentos no caso dos fundos imobiliários são isentos de imposto de renda para pessoa física, os fundos imobiliários  são negociados na bolsa de valores.

    Esses fundos podem ser shoppings, conjunto de shoppings até conjuntos comerciais,dessa  forma você se expõe ao mercado de uma forma  que você não conseguiria  sozinho. Você recebe o aluguel proporcional ao número de cotas dentro do fundo imobiliário , a diferença de um para o outro é que no fundo imobiliário você não paga imposto de renda já com aluguel você paga imposto. Se você comprou uma cota de fundo imobiliário é por 100 reais se você vender por cento e dez reais você ganhou 10 reais sobre esses dez reais ,você paga imposto de renda.

   O maior benefício de investir em fundos imobiliários é a liquidez, suas cotas são negociadas na bolsa de valores. Você entra com código do fundo imobiliário como se fosse uma ação normal você vê as ofertas de compra estão abertas no home broker você simplesmente coloca o valor que quer vender, após três dias o valor estará em sua conta, diferente do imóvel físico  que você não consegue vender  ele proporcionalmente. Os fundos imobiliários são ótimos para quem deseja ter uma renda caindo  todo mês na conta.