John Clifton Bogle (8 de maio de 1929 – 16 de janeiro de 2019) foi um investidor e empresário dos Estados Unidos, responsável pela criação do Vanguard Group, uma das principais empresas de investimentos globais.
Bogle foi criado em Verona, Nova Jersey, por uma família de alto padrão. Ele estudou na Blair Academy, uma instituição preparatória localizada em Blairstown, Nova Jersey, antes de obter seu diploma de economia pela Universidade de Princeton, em 1951.
Depois de se graduar, Bogle iniciou sua carreira na Wellington Management Company, um negócio de investimentos localizado em Boston. Ele se sobressaiu rapidamente, sendo promovido a vice-presidente em 1967. Contudo, em 1974, ele foi dispensado devido a uma sequência de conflitos com a administração da companhia.
Então, Bogle optou por estabelecer seu próprio grupo de investimentos, o Vanguard Group, em 1975. A companhia foi pioneira em diversos aspectos, como a criação do primeiro fundo de índice destinado a investidores comuns em 1976, o Vanguard 500 Index Fund.

A Vanguard obteve um sucesso instantâneo com seu fundo de índice, atraindo bilhões de dólares em investimentos. A concepção do fundo era clara: ao invés de buscar investir em ações individuais para superar a concorrência, o fundo simplesmente investiria em todas as ações do índice SP 500. Isso dispensaria a necessidade de um gestor de fundos dispendioso e possibilitaria que os investidores agissem de maneira mais consistente para um desempenho duradouro.
Nas décadas subsequentes, o Vanguard Group expandiu-se rapidamente, tornando-se uma das principais empresas de serviços de investimento global. Bogle ganhou fama pela sua estratégia de investimento simples e econômica, além de seu foco em investimentos de longo prazo. Durante sua trajetória profissional, Bogle conquistou diversos prêmios e honrarias pelo seu trabalho no setor de investimentos. Ele também é o escritor de diversas obras, entre elas Common Sense on Mutual Funds (1999) e Enough: Real Medidas de Dinheiro, Negócios e Vida (2008). Bogle faleceu no dia 16 de janeiro de 2019, com 89 anos de idade.
Ele é reconhecido como uma das personalidades mais influentes no universo dos investimentos, contribuindo para a democratização do acesso a investimentos de longo prazo para milhões de indivíduos ao redor do globo.