O que são dividendos e juros sobre capital próprio ?

      Quando você compra uma ação de uma empresa acaba se tornando um acionista  você também se torna um sócio, e por isso tem o direito a receber parte o lucro dessas empresas, ou seja, se elas estão ganhando dinheiro, você também vai ganhar dinheiro.

    E como que isso é feito?Pelo pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio. Basicamente você compra ações e dando dinheiro para a empresa e ela te retribui trazendo o pagamento desse lucro. Ou seja, quanto mais ações você tiver, mais lucro você vai receber. E como que eu faço para saber se essa empresa é uma boa pagadora de dividendos?

dividendos e jcp
dividendos e jcp

Ebook gratuito de dividendos: https://bit.ly/3vHTp3D

     Existe um índice que é chamado de Dividend Yield que ele calcula as divisões entre os dividendos pagos pela empresa pela cotação do preço da ação atual. Seria mais ou menos como avaliar a tabela nutricional de um alimento, então basta você olhar a quantidade de fibras que aquele alimento tem.

      Você precisa ver quanto de fibra tem a cada 100 gramas do alimento, é preciso ver na proporção qual deles tem mais fibra, ou seja ,esse índice te ajuda a ver proporcionalmente qual empresa vai te pagar mais dividendos. A estratégia de investir neste tipo de empresa é muito indicada para quem quer uma estratégia de longo prazo. Por serem empresas mais maduras, mais resilientes, que tenham um bom fluxo de caixa, entre outros.

      Então são empresas que tem menos variação de preço, que são menos impactadas por alguma questão política ou econômica. E outra questão que é bem importante é para aqueles que buscam viver de renda. Como você é um sócio dessa empresa, é como se ela fizesse pagamentos, vamos supor que seriam salários de sócios. Então você vai estar sempre recebendo essa parcela de lucro.

    E o que é interessante: montar uma carteira que seja bem diversificada, assim você consegue também manter o seu fluxo de caixa, sempre recebendo algum pagamento.